Televisão

Linha Direta 15/06/2023: Caso Os vizinhos racistas

Programa faz reconstituição da história de duas famílias sitiadas pelo ódio em suas próprias vizinhanças

No “Linha Direta” desta quinta-feira (15/06), o apresentador Pedro Bial comanda a reconstituição do caso “Os vizinhos racistas“. Mesmo após 35 anos da lei de crime de racismo em vigor no Brasil, que é inafiançável e imprescritível, os casos continuam em ascensão.

Nesta edição, serão apresentadas as histórias de duas famílias sitiadas pelo ódio em suas próprias vizinhanças. Em Belo Horizonte, no ano de 2017, Antônio Alves de Freitas foi morto por seu vizinho, Joel de Souza Lima, após sofrer várias ofensas raciais e perseguição. Joel Lima, preso em flagrante, foi condenado a 18 anos de prisão por homicídio por ódio.

Em Mogi das Cruzes, São Paulo, outro caso revoltante envolve a família de Jefferson Luiz Azpilicueta e Joseane Costa Azpilicueta, que enfrentaram uma rotina de ofensas, ameaças, intimidação e xingamentos proferidos pelo vizinho, o guarda municipal José Carlos de Oliveira. As câmeras de segurança instaladas na casa da família flagraram diversos atos racistas do vizinho policial. José Carlos cometeu um crime brutal ao atingir Pedro, filho do casal, com três tiros pelas costas. O policial está preso em Guarulhos, São Paulo, pelos crimes de tentativa de homicídio, injúria racial e porte ilegal de armas.

“Os vizinhos racistas” no Linha Direta

Linha Direta logotipo
Logotipo do LInha Direta. Foto: Reprodução/Globo

Por fim, em Itupeva, interior de São Paulo, um homicídio motivado pelo racismo permanece impune há mais de 20 anos. O caso já foi abordado anteriormente no programa Linha Direta. Em 2003, Jeferson Leandro Matias Salvador, um jovem negro de 19 anos, foi queimado vivo pelo próprio cunhado, Emerson Souza Sales, serralheiro. Mesmo duas décadas após o crime, Emerson ainda não foi julgado e seu paradeiro é desconhecido. Vale ressaltar que o crime não prescreveu. O programa pede a ajuda do público para fornecer informações que possam ajudar na localização de Emerson Souza Sales, através do número 181 em todo o Brasil ou através do Disque Denúncia de cada estado.

O “Linha Direta” tem a direção artística de Monica Almeida, direção geral de Gian Carlo Bellotti, e direção de gênero de Mariano Boni. A atração começa após mais um episódio do “Cine Holliúdy”, na Globo.

Receba também as principais notícias do Todo Canal no seu WhatsApp. Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Claudio Augusto

Meu nome é Cláudio Augusto, jornalista formado pela UFG. Com passagem pela TV Anhanguera, afiliada da Globo em Goiás, atua no Todo Canal desde 2019. Também com experiência no site NaTelinha.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.