Televisão

Globo Repórter 14/06/2024: O poder de vitaminas e minerais

Jornalístico investiga como agem as substâncias no bom funcionamento do corpo humano!

Globo Repórter desta sexta-feira, 14 de junho, vai a fundo em uma investigação sobre os poderes das vitaminas e minerais no corpo humano. Com reportagens de Janaina Lepri, o programa revela pesquisas inéditas, destaca as funções das vitaminas, combinações alimentares que promovem uma dieta equilibrada e os perigos da automedicação para obtenção desses nutrientes.

Um dos destaques do programa é o estudo conduzido pela Universidade do Extremo Sul Catarinense, que acompanhou 72 voluntários acima de 60 anos, incluindo Seu Osmar e Dona Maria, casados há mais de seis décadas. A pesquisa mostrou que a insuficiência ou deficiência de vitamina D está associada a um maior declínio cognitivo. Por outro lado, níveis mais altos de vitamina D foram observados em idosos casados ou aposentados, devido à maior exposição solar e melhor alimentação combinada com atividade física.

Outro estudo inédito que o Globo Repórter mostra é da Universidade Federal de São Carlos, em parceria com a University College London, acompanhou mais de 3.000 pessoas acima de 50 anos durante quatro anos. Os resultados indicaram que a obesidade abdominal aumenta significativamente o risco de insuficiência e deficiência de vitamina D.

Homens e mulheres com excesso de gordura abdominal tinham 36% mais risco de insuficiência de vitamina D e 64% mais risco de deficiência de vitamina D. Bons níveis dessa vitamina são fundamentais para garantir maior autonomia aos idosos, como exemplificado pelo caso de Arcilio Koga, conhecido como “japa voador”, que melhorou sua saúde ao perder 10 kg e adotar uma alimentação saudável.

Vitaminas e minerais no Globo Repórter

A Dra. Maria Caroline, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), destaca que a fase entre 25 e 30 anos é crucial para o pico de massa óssea, também conhecida como “idade do salto”. O impacto físico nessa fase estimula células específicas, promovendo o fortalecimento ósseo.

O Globo Repórter também apresenta as funções das vitaminas de A a Z e suas fontes alimentares. Mario Marostica, professor de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas, mostra combinações de alimentos ricos em vitaminas, como pão com ovo, arroz com feijão e saladas verdes. Além disso, o ‘Globo Repórter’ alerta sobre os riscos da má alimentação e automedicação, que podem levar à deficiência de nutrientes ou hipervitaminose, e os perigos da soroterapia, com seus diversos efeitos colaterais.

Um estudo abrangente sobre alimentação e nutrição infantil no Brasil revelou que quase 40% das crianças sofrem de carência de vitaminas e minerais essenciais, como vitaminas A, B12, ferro e zinco. Os níveis estão abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde, preocupando os especialistas. O programa apresenta soluções para garantir que as crianças recebam esses micronutrientes vitais e destaca o poder das plantas nativas ricas em vitaminas e minerais.

Globo Repórter de hoje, dia 14/06/2024

  • Quando e que horas começa? hoje, sexta-feira, 22h25
  • Onde assistir? canal aberto da TV Globo em todo o Brasil, logo após “Renascer“.

Receba também as principais notícias do Todo Canal no seu WhatsApp. Clique aqui e entre no nosso grupo oficial de novelas! clique aqui!

Claudio Augusto

Meu nome é Cláudio Augusto, jornalista formado pela UFG. Com passagem pela TV Anhanguera, afiliada da Globo em Goiás, atua no Todo Canal desde 2019. Também com experiência no site NaTelinha.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.