Televisão

Após cortes, Globo testa robôs para substituir equipe de jornal

A Globo, uma das maiores empresas de mídia do Brasil, vem passando por uma série de mudanças que têm chamado a atenção do público. Recentemente, a emissora realizou um corte de pessoal em sua área técnica, o que gerou algumas críticas por parte de profissionais.

No entanto, a emissora parece estar empenhada em modernizar seus processos e economizar recursos, e isso inclui testar novas tecnologias, como o uso de robôs para substituir a equipe de jornal. De acordo com informações divulgadas no Notícias da TV, a empresa vem testando câmeras-robôs em seu estúdio de vidro dos jornais locais de São Paulo, que são operadas por controle remoto.

A iniciativa tem como objetivo reduzir custos, aumentar a eficiência e modernizar os processos de produção dos noticiários. Segundo a Globo, os testes começaram no mês passado, e a intenção é colocar as câmeras no estúdio panorâmico da capital paulista até o fim de junho.

+ Luciano Huck admite corte de verba na Globo e faz revelação: “Estamos reciclando”

Globo investe em modernidade e enxuga folha de funcionários

A substituição de câmeras operadas por humanos por robôs não é exatamente uma novidade na Globo. Desde 2016, a estrutura da GloboNews na cidade já conta com câmeras operadas eletronicamente. E, em 2017, a empresa inaugurou o megaestúdio do Jornal Nacional, que é totalmente produzido por lentes robóticas, sem a presença de profissionais no local.

A tecnologia das câmeras-robôs é controlada através de um joystick parecido com os usados para videogames. Um profissional fica no centro de comando do telejornal ou do programa específico, e molda o enquadramento e outras funções necessárias à distância.

Apesar dos benefícios que a tecnologia pode trazer para a produção de conteúdo, a iniciativa da Globo vem sendo alvo de críticas e preocupações por parte de profissionais. Muitos questionam a qualidade do trabalho e temem que a substituição de humanos por máquinas possa afetar a qualidade do jornalismo e gerar desemprego.

Receba também as principais notícias do Todo Canal no seu WhatsApp. Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Leandro Mendonça Cassimiro

Leandro Mendonça é o nosso Editor Chefe. Formado em Administração pela Faculdade Latino Americana de Educação (FLATED). Teve passagem pelo RD1 Audiência e site NaTelinha.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.