Televisão

Globo Repórter 29/03/2024: Viagens de trem pelo Brasil

Programa embarca em diversas linhas de trem pelo país e conta as histórias presentes no caminho!

“Globo Repórter” desta sexta-feira (29/03) faz uma viagem através dos trilhos do Brasil, revelando destinos encantadores, histórias fascinantes e uma verdadeira imersão no tempo.

No Paraná, a repórter Vanessa Navarro embarca em uma jornada de Curitiba a Morretes, desvendando a aventura de escalar o Monte Olimpo, na Serra do Mar paranaense. A viagem de três horas revela paisagens deslumbrantes, com 13 túneis e 41 pontes ao longo do caminho. Ao chegar na Estação Marumbi, a repórter se prepara para uma trilha que conduz a um dos pontos mais altos do Sul do país.

“Logo no começo da viagem me surpreendi ao encontrar passageiros de diversas partes do Brasil e de vários países. No decorrer do trajeto você entende o que atrai gente de longe: é um passeio único, não só pelas belezas da Serra do Mar, mas pela impressionante obra de engenharia feita nessa ferrovia”, diz Vanessa

No Maranhão e Pará, o repórter Alex Barbosa embarca em uma jornada de 16 horas entre São Luís do Maranhão e Parauapebas, revelando ao “Globo Repórter” a vida a bordo e as histórias dos passageiros, que veem no trem a melhor opção para viagens longas. Encontros, histórias de amor e trajetórias de vida se entrelaçam nesse percurso que atravessa estados e histórias.

Em Aimorés, no leste de Minas, o Instituto Terra, criado pelo renomado fotógrafo Sebastião Salgado e sua esposa, Lélia, busca recuperar o Vale do Rio Doce. A repórter Liliana Junger percorre o caminho até o instituto, descobrindo o impacto positivo do trabalho do casal na região e sua dedicação à preservação ambiental.

O Brasil em trilhos no Globo Repórter

Em Minas Gerais, a Maria Fumaça se destaca como a mais antiga operação ferroviária do Brasil, transformando-se em atração turística em Passa Quatro. O repórter Philipe Guedes mostra como essa locomotiva mudou a vida dos moradores locais e se tornou cenário de novelas e séries.

O ‘Globo Repórter’ também destaca a charmosa vila de Paranapiacaba, em São Paulo, uma verdadeira viagem no tempo através dos vagões que partem da Estação da Luz. Com sua arquitetura britânica e atmosfera nostálgica, a vila é um convite ao passado.

“O que me chama muita atenção é a magia que o trem desperta nas pessoas. E isso, tanto nos mais jovens, que não tiveram a oportunidade de viajar de trem na época em que ele era mais comum no país, quanto nas pessoas que tiveram essa chance. É como uma possibilidade de voltar no tempo e carrega toda uma nostalgia”, completa o repórter Philipe Guedes.

Globo Repórter de hoje, dia 29/03/2024

  • Quando e que horas começa? hoje, sexta-feira, 23h15
  • Onde assistir? canal aberto da TV Globo em todo o Brasil, logo após o “BBB 24”.

Receba também as principais notícias do Todo Canal no seu WhatsApp. Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Claudio Augusto

Meu nome é Cláudio Augusto, jornalista formado pela UFG. Com passagem pela TV Anhanguera, afiliada da Globo em Goiás, atua no Todo Canal desde 2019. Também com experiência no site NaTelinha.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.