Televisão

Linha Direta 25/04/2024: Caso do falso profeta Jair Tércio

Episódio mostra rastro de crimes sexuais de homem que se dizia profeta, mas atacou ao menos 14 vítimas na Bahia!

No “Linha Direta” desta quinta-feira (25/04), o apresentador Pedro Bial mostra o caso de Jair Tércio da Cunha Costa, conhecido como ‘falso profeta’. Ele, que afirmava ser uma espécie de “Messias” é procurado por ao menos 14 casos de abuso sexual, cometidos na Bahia.

Sua história começou em 1984, quando fundou a Organização Científica de Estudos Materiais, Naturais e Espirituais (Ocidemnte), enquanto ainda era membro da Maçonaria, sendo grão-mestre da loja maçônica da Bahia. Atualmente, ele tem 67 anos.

A instituição criada por ele se autodenomina, em suas redes sociais, como uma organização sem fins lucrativos destinada a “auxiliar o ser humano em sua reforma interior, por meio do conhecimento e da integração consigo mesmo”. Seu objetivo é disseminar a doutrina por ele criada, chegando a afirmar que era uma encarnação de Jesus Cristo e até de Moisés, autointitulando-se como “iluminado”.

A organização de Jair Tércio realiza palestras, encontros e até retiros espirituais. Nesse ambiente de doutrinação religiosa e submissão ao líder, as vítimas eram frequentemente abusadas. Segundo as investigações, um dos abusos teria sido cometido contra uma jovem que participava de um retiro de “cura gay”. Outros depoimentos relatam que Jair também exercia abuso psicológico e moral sobre as seguidoras, controlando o uso de determinadas roupas e o convívio com amigos e familiares.

Linha Direta mostra caso de ‘falso profeta’, que ainda está foragido

Linha Direta Pedro Bial
Pedro Bial no Linha Direta. Foto: Globo/Fábio Rocha

Após receber denúncias e analisar diversas provas, o Ministério Público do Estado da Bahia realizou uma operação em 2020 para tentar prender o falso profeta, após a denúncia de que ele mantinha relações sexuais com uma jovem de apenas 14 anos. Ele foi denunciado por violação sexual mediante fraude, mas o acusado não foi encontrado. Desde então, Jair Tércio tornou-se um foragido da polícia brasileira e está sendo procurado pela Interpol. Sua pena atual é de 17 anos e seis meses de prisão.

O “Linha Direta” tem a direção artística de Monica Almeida, direção geral de Gian Carlo Bellotti, e direção de gênero de Mariano Boni. A atração começa após mais um episódio de “Os Outros”, na Globo.

Receba também as principais notícias do Todo Canal no seu WhatsApp. Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Claudio Augusto

Meu nome é Cláudio Augusto, jornalista formado pela UFG. Com passagem pela TV Anhanguera, afiliada da Globo em Goiás, atua no Todo Canal desde 2019. Também com experiência no site NaTelinha.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.