Televisão

Globo Repórter 05/04/2024: Desafios da produção de alimentos no Brasil

Em série de dois programas, jornalístico mostra como é possível produzir e distribuir comida de qualidade para todos, partindo de boas inciativas e tecnologia!

“Globo Repórter” desta sexta-feira (05/04) mostra o primeiro programa de uma série de dois que acompanha a jornada dos alimentos, desde o cultivo até a mesa, abordando a importância da tecnologia e do reaproveitamento para garantir comida de qualidade a todos, num mundo com uma população que alcança 8 bilhões de pessoas.

Assim, no primeiro episódio, os repórteres Fernanda Grael e Renan Nunes apresentam a transformação do solo na zona rural de Parnaíba, Piauí, a partir da década de 80 com a irrigação do Rio Parnaíba, inspirada em técnicas de Israel, país líder em pesquisa agrícola. Essa iniciativa deu origem aos Tabuleiros Litorâneos, focados na agricultura orgânica, que atualmente empregam mais de 2 mil pessoas.

“Produzir alimentos de qualidade e em grande escala é um desafio e uma emergência global. No Nordeste, por muitas vezes, reportamos o fantasma da fome e hoje é inadmissível que pessoas ainda não tenham o que comer. Foi incrível ver que ideias inovadoras e tecnologias podem colaborar com a produção de alimentos, onde antes só havia terra seca”, diz o repórter Renan Nunes. 

Além disso, o programa explora o reaproveitamento do bagaço e cascas do caju na criação de alimentos no Núcleo de Tecnologia Farmacêutica da Universidade Federal do Piauí, onde cada tonelada alimenta 3.500 pessoas, contribuindo para combater a desnutrição.

Produção de alimentos no Globo Repórter

Em São Paulo, a maior fazenda vertical urbana da América Latina, criada por três engenheiros, é apresentada como uma solução inovadora inspirada na Holanda. Essas fazendas prometem uma colheita mais rápida e barata, além de reduzir o desperdício de alimentos devido ao curto deslocamento entre cidades. A repórter Fernanda Grael destaca a sustentabilidade e eficiência dessas fazendas. A fazenda vertical parece algo de outra dimensão. É uma tecnologia muito interessante, inteligente, sustentável, que utiliza menos espaço, menos água. É boa para o planeta e para as pessoas, que podem comer um alimento qualitativamente bom, mais saudável, e até mais barato”, conta.

No mesmo episódio, o ‘Globo Repórter’ explora a aquicultura em diferentes regiões do Brasil, evidenciando projetos de cultivo de peixes como a garoupa, tilápia, camarão e ostras, que estão gerando renda e alimentando mais pessoas.

Globo Repórter de hoje, dia 05/04/2024

  • Quando e que horas começa? hoje, sexta-feira, 23h15
  • Onde assistir? canal aberto da TV Globo em todo o Brasil, logo após o “BBB 24”.

Receba também as principais notícias do Todo Canal no seu WhatsApp. Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Claudio Augusto

Meu nome é Cláudio Augusto, jornalista formado pela UFG. Com passagem pela TV Anhanguera, afiliada da Globo em Goiás, atua no Todo Canal desde 2019. Também com experiência no site NaTelinha.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.