Televisão

Globo Repórter 09/12/2022 – Expedição pela Tanzânia

Repórteres mostram belezas e curiosidades da região

No “Globo Repórter” desta sexta-feira, dia 09/12, acompanhe a equipe em uma expedição pela Tanzânia, lugar cheio de belezas.

Paciência, resiliência e perseverança. Foi preciso ter um pouco de cada um destes atributos para subir o Monte Kilimanjaro, considerado o ponto mais elevado da África. Assim descreve a jornalista Giuliana Morrone. Se trata de um vulcão adormecido, que está a 5.895 metros de altitude e é um dos destinos mais almejados por montanhistas de todo o mundo.

O país africano guarda outras surpresas registradas, como o movimento migratório dos gnus, animais que parecem uma mistura de boi com bode. Andam em grupo mas, no período de seca, vão em busca de água e comida. A equipe passou a noite em um acampamento para, no dia seguinte, acompanhar o fenômeno da migração, um dos mais impactantes do mundo animal. Outro destaque é o Parque Nacional de Serengeti, um dos maiores santuários da vida selvagem do mundo. É nesta região que é possível encontrar os chamados big five África – leão, o leopardo, o rinoceronte, o búfalo e o elefante.

A caça é ilegal no país e os responsáveis pelos parques precisam estar atentos a todo e qualquer tipo de tentativa desta prática proibida. Morrone conta como conheceu um guerreiro Maasai. “Um maasai nos recebeu no acampamento. Eles são um povo nômade, criam ovelhas, gado e pastoreiam pelo país. Sem dúvida, é o povo mais belo do mundo. São esguios, altos, de traços harmônicos. No passado, para virar guerreiro, um maasai tinha que matar um leão. A Tanzânia proíbe, por lei, esse ritual e incentiva os maasai a protegerem leões. Shuku, o maasai recepcionista, me levou da entrada do acampamento até a tenda. Fazia frio e ele caminhava agitado, girando o corpo, com uma lanterna acesa, como se estivesse procurando por algo”, diz a repórter.

O programa exibe ainda uma entrevista exclusiva com Jane Goodall, primatóloga britânica que revolucionou a ciência com seus estudos sobre chimpanzés. Quando tinha 26 anos, Jane passou um período no atual Parque Nacional Gombe Stream, onde vivem os animais da espécie, na Tanzânia. A partir da observação, a pesquisadora descobriu que os chimpanzés sentem emoções muito semelhantes aos seres humanos.

+ Globo Repórter 02/12/2022 – Nova longevidade do brasileiro

  • Quando e que horas começa? hoje, sexta-feira, a partir de 22h25 (horário de Brasília)
  • Onde assistir? canal aberto da TV Globo em todo o Brasil.

Receba também as principais notícias do Todo Canal no seu WhatsApp. Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Leandro Mendonça Cassimiro

Leandro Mendonça é o nosso Editor Chefe. Formado em Administração pela Faculdade Latino Americana de Educação (FLATED). Teve passagem pelo RD1 Audiência e site NaTelinha.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.