Televisão

Linha Direta 23/05/2024: Caso A Morte Anunciada de Mãe Bernadete

Programa revisita caso do assassinato de mãe de santo que denunciava as constantes invasões nas terras que são de sua família há mais de 100 anos!

No “Linha Direta” desta quinta-feira (23/05), o apresentador Pedro Bial mostra o caso “A Morte Anunciada de Mãe Bernadete“. Ele narra a morte de Mãe Bernadete, uma líder comunitária de 72 anos, executada a tiros dentro da associação do Quilombo Pitanga dos Palmares, em agosto de 2023. A trágica morte ocorreu enquanto Bernadete denunciava invasões constantes nas terras de sua família, que ocupa o local há mais de 100 anos.

Mesmo contando com escolta policial devido às ameaças e ao assassinato de seu filho seis anos antes, Mãe Bernadete foi morta dia 17 de agosto de 2023, com 25 tiros após seu terreiro ser invadido por criminosos armados em Simões Filho, Bahia. Na ocasião, ela estava acompanhada dos netos Wellington, de 22 anos, e dois adolescentes de 12 e 13 anos. A vítima era mãe de Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, conhecido como Binho do Quilombo, também um líder comunitário assassinado.

Assassinato de Mãe Bernadete ganha destaque no Linha Direta

Linha Direta Pedro Bial
Pedro Bial no Linha Direta. Foto: Globo/Fábio Rocha

Reconhecida como líder da Comunidade Remanescente de Quilombo Pitanga de Palmares, Mãe Bernadete era conhecida por sua luta contra o tráfico e a extração ilegal de madeira. Em novembro do mesmo ano, o Ministério Público da Bahia denunciou Arielson da Conceição Santos, Josevan Dionísio dos Santos, Marílio dos Santos, Sérgio Ferreira de Jesus e Ydney Carlos dos Santos de Jesus por suspeita de participação no crime.

Segundo a denúncia, Sérgio teria discutido com Mãe Bernadete devido às suas manifestações contra a extração ilegal de madeira, esquema do qual ele participava. Preocupados que a líder quilombola pudesse atrapalhar o tráfico, Sérgio, Murilo e Ydney ordenaram que Arielson e Josevan invadissem a casa e executassem Mãe Bernadete.

Atualmente, dos cinco denunciados, Marílio, Ydney e Josevan estão foragidos e são considerados os criminosos mais perigosos da Bahia, sendo incluídos no Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública. Arielson e Sérgio estão presos, e a Anistia Internacional acompanha as investigações do caso.

Sob a apresentação de Pedro Bial, o “Linha Direta” combina reportagens, entrevistas e dramatizações para aprofundar a investigação deste crime. O episódio inclui depoimentos de Jurandir Pacífico, filho de Bernadete, e Wellington Pacífico, seu neto.

Que horas começa o Linha Direta de hoje, 23 de maio?

O “Linha Direta” tem a direção artística de Monica Almeida, direção geral de Gian Carlo Bellotti, e direção de gênero de Mariano Boni. A atração começa após mais um episódio de “Os Outros”, por volta de 23h15na Globo.

Receba também as principais notícias do Todo Canal no seu WhatsApp. Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Claudio Augusto

Meu nome é Cláudio Augusto, jornalista formado pela UFG. Com passagem pela TV Anhanguera, afiliada da Globo em Goiás, atua no Todo Canal desde 2019. Também com experiência no site NaTelinha.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.