Novelas

Após prejuízo com Travessia, Globo fatura alto com Terra e Paixão

Trama de Walcyr Carrasco mal começou e já está enchendo os cofres da TV Globo, após fracasso de Travessia.

Após enfrentar um prejuízo com a novela “Travessia”, a TV Globo teve um faturamento significativo com sua mais recente produção, “Terra e Paixão”. A emissora fechou contratos de merchandising com várias empresas, o que resultou em uma arrecadação de aproximadamente R$ 100 milhões.

Segundo informações do Notícias da TV, a trama de Glória Perez não teve um bom desempenho comercial, o que gerou prejuízos para a poderosa. Ao contrário disso, a de Walcyr Carrasco conseguiu atrair a atenção de diversas marcas, garantindo ações de merchandising durante toda a trama. Grandes empresas como Coca-Cola, Vivo, Ambev e Sicoob fecharam contratos para divulgar seus produtos ou serviços.

A Coca-Cola e a Vivo foram as únicas marcas que fizeram product placement em “Travessia”, mas apareceram apenas no primeiro capítulo da novela. Já a Ambev e a Sicoob são novas clientes da Globo e viram uma oportunidade em “Terra e Paixão” para promoverem suas marcas de forma estratégica.

A Ambev aproveitará a temática sertaneja da novela para reforçar a marca Brahma, que também é o nome de um circuito de shows sertanejos muito popular no Brasil. Já a Sicoob facilitará financiamentos bancários para a personagem Aline, protagonista da trama, e sua futura fazenda. Essas parcerias comerciais são vantajosas tanto para as marcas, que conseguem alcançar um grande público, quanto para a Globo, que obtém uma receita expressiva.

Novela Terra e Paixão Caio e Aline
Aline (Barbara Reis) e Caio (Cauã Reymond). Foto: Globo/João Miguel Júnior

Sucesso comercial de Terra e Paixão

Uma das cenas de merchandising mais evidentes em “Terra e Paixão” foi a de dois personagens, interpretados por Johnny Massaro e Cauã Reymond, conversando e saboreando petiscos enquanto bebiam uma Coca-Cola de dois litros. A garrafa ficou bem visível para os telespectadores, demonstrando a eficácia desse tipo de ação na divulgação de marcas.

Vale ressaltar que a montadora de carros Caoa é a patrocinadora master das novelas das nove desde 2021, e esse contrato tem sido muito importante. A empresa chinesa pagou cerca de R$ 1 bilhão em um contrato de três anos para ter sua marca vinculada ao produto de maior audiência da TV brasileira.

+ Conheça a trilha sonora de Terra e Paixão, nova novela das nove

Audiência da novela

Em termos de audiência, “Terra e Paixão” teve um desempenho semelhante ao de “Travessia” em sua primeira semana, com uma média de 24,1 pontos na Grande São Paulo. No entanto, a Globo espera que a nova novela consiga elevar seus índices ao longo da trama, considerando que produtos assinados por Carrasco tem já a tradição de salvar faixas em baixa.

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Leandro Mendonça Cassimiro

Leandro Mendonça é o nosso Editor Chefe. Formado em Administração pela Faculdade Latino Americana de Educação (FLATED). Teve passagem pelo RD1 Audiência e site NaTelinha.

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